top of page

ALTERNATIVAS DE TURISMOS

TURISMO DE EVENTOS

Cada vez mais cidades pólos, isto é cidades atrativas, tornam-se alvo para vários e vários eventos das mais variadas naturezas. São exemplos: congressos de odontologia, congressos de medicina, encontros de naturalistas, simpósios, conferências, etc. Essa modalidade vem se tornando muito forte como alternativa de turismo.

TURISMO URBANO

É o turismo das cidades. Cada vez mais áreas urbanas como São Paulo, Nova Iorque e tantas outras são procuradas em determinados períodos por turistas oriundos de pontos longínquos com intuito de conhecerem essas cidades, pois oferecem uma gama de alternativas de  lazer para os visitantes. Centros comerciais, teatros, catedrais, praças, hotéis, pontos históricos são espaços muitos procurados nas grandes cidades.

TURISMO SOL E MAR

Constitui as atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de grandes mananciais hídricos (mar, oceano, lago, rios, etc), sol e calor.

TURISMO RURAL  (AGROTURISMO)

É uma modalidade que tem por objeto permitir a todos um conjunto de atividades em  contato mais direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.

TURISMO RELIGIOSO

Os religiosos, quaisquer que sejam as denominações, estão sempre voltados à realização de eventos relacionados com suas religiões. São várias alternativas e possibilidades de locais que podem ser utilizados para esse fim, como por exemplo: cidades, hotéis, fazendas, santuários, áreas de campo, etc.

TURISMO PEDAGÓGICO

Também chamado de excursões pedagógicas, é voltado para atividades colegiais, onde ocorre uma participação direta de alunos e professores. funciona como uma extensão da sala de aula (aula prática no campo). Crianças e jovens recebem todo um conjunto de informações ou orientações daquilo que foi vivenciado. É aprender na prática aquilo que foi ensinado na sala de aula.

TURISMO MELHOR IDADE

Voltado para o público da terceira idade, isto é, superior aos 60 anos, com atividades adequadamente relacionadas e especificas para o referido público. Passeios em determinados espaços, recreação, etc. Entendemos que na atualidade essa modalidade de turismo está cada vez mais em evidência, pois os jovens da melhor idade merecem uma atenção toda especial.

TURISMO CULTURAL

Compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

TURISMO DE AVENTURA

É uma atividade recreativa que envolve desafio e risco avaliados e que proporciona sensações diversas e muitas novidades. É de caráter recreativo não competitivo.

Algumas atividades: arvorismo, ciclismo, atividades equestres, bungee jump, cachoerismo, canionismo, caminhadas, escaladas, montanismo, rapel, tirolesa, bóia - cross, canoagem, mergulho, asa delta, balonismo, parapente, paraquedas, ultraleve, etc.


ECOTURISMO

É um segmento de atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

Only Time - Enya
00:00 / 00:00
bottom of page